domingo, 8 de abril de 2012

Com que tênis eu vou?

Olá!
Esse foi o título da matéria do Correio Braziliense de hoje. Que orienta e nos dá dicas bacanas para corredor mesmo que não seja profissional.
O treinador de corrida Rodrigo Albuquerque aconselha, que na hora de escolher o tênis para a corrida é importante que saiba seu tipo de pisada. Ele ainda diz, que atualmente os tênis são adequados para distância tanto curtas quanto longas. Que a vida útil de um tênis é cerca de 60km percorridos. "A tecnologia,  já permite que eles sejam altos e leves. As marcas têm a linha Running, que é direcionada para corrida".
No quesito amortecimento, ele elege o Vomero+ 6, da Nike; o Nimbus 13, da Ascis; e o Wave Creation, da Mizuno. Segundo o treinador, esses tênis seriam indicados para pessoas mais pesadas, acima de 80 kg, por atenuar o impacto.
Já na categoria estabilidade, o Pegasus, da Nike; o DS Treines, da Ascis; e o Pro Runner, da Mizuno, são os mais indicados para pessoas de até 80k, mas que precisam de mais firmeza nas passadas.
Também há tênis leves, como o Lunar Racer, da Nike; o Speedstar, da Ascis; e o Precision 12 da Mizuno, eles são indicados para aqueles com até 80kg, pois possuem menor capacidade de amortecimento.
Meu tênis preferido é Wave Creation, da Mizuno e meu tipo de pisada é supinada. Com essas dicas, na compra de um tênis novo vou escolher o que me dará mais estabilidade.
Abraço, Karinne.

5 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Karine no passado eu pensava que por gastar um pouco da borda do tenis a minha pisada era supinada e assim eu comprava tenis para supinador e os meus pés doiam ou me dava lesao, dai depois que fiz o teste da pisada e deu neutra nunca mais me deu dor ou lesoes nos pés esse item e muito importante para o corredor saber que tipo de pisada tem. Aqui em casa eu tenho no armário mais de 20 pares de tênis eu tenho tênis so para os treinos leves em pistas de atletismos e tênis para corridas longas o ideal e que cada corredor tenha no minimo acima de 2 pares para irem revezando.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho 1,67 e 79 kg, corro de 2 a 3 vezes por semana na esteira e distâncias curtas, quero saber se sou o tipo de corredora pesada que precisa de um bom amortecedor, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Como saber o tipo de pisada que tenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amaro, obrigada pela visita!
      Bom, exitem alguns testes feito por ortopedistas e fisioterapeutas que avaliam o tipo de pisada, mas vou dar uma dica bem simples que vc mesmo pode fazer:
      Coloque uma bandeija com água ao lado de uma folha de jornal
      Pise lentamente na bandeija de água e em seguida na folha de jornal
      Depois circule a área que ficou molhada com uma caneta e compare com a figura

      http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&hl=pt-BR&rlz=1T4WQIB_pt-BRBR518BR522&tbm=isch&tbnid=uukZMv353k6BbM:&imgrefurl=http://www.claudiosouzasaude.com.br/n/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D43:programa-euvoucorrer-dicas-de-preparacao%26catid%3D12:noticias%26lang%3Dpt_br&docid=RwXqXFu8ijt93M&imgurl=http://www.claudiosouzasaude.com.br/n/images/tipos-de-pisadas.jpg&w=708&h=363&ei=aZVBUvniEYiS9QT_o4HgDA&zoom=1&ved=1t:3588,r:1,s:0,i:83&iact=rc&page=1&tbnh=161&tbnw=314&start=0&ndsp=19&tx=213&ty=63

      Excluir
  4. Como saber o tipo de pisada que tenho?

    ResponderExcluir