domingo, 6 de maio de 2012

Run e Walk


Olá Pessoal!!!
Neste final de semana não fiz meu longão, imprevistos aconteceram... Mas minha semana foi perfeita, mesmo com o feriado fiz meu treino na pista e meu Indor com louvor!!!
Estou me sentindo muito bem ultimamente, a sensação é contagiante e acaba tornando ainda mais prazeroso meus treinos, me sinto como estas bolhas de sabão, "livre, leve e solta"!!!!
Vou compartilhar alguns trechos do texto de Taissa Esteves (Revista W RUN). Achei interessante, principalmente para os que querem ter como meta a distância mais longa, assim como eu!
 Quando o objetivo é introduzir uma nova distância em sua trajetória como corredora, o melhor é seguir com cautela para garantir saúde do corpo e o sucesso no esporte. "Se a meta é estrear em uma Meia Maratona, ALTERNAR A CAMINHADA E CORRIDA AO LONGO DOS 21KM SIGNIFICA ADOTAR UM MÉTODO MAIS SEGURO DO PONTO DE VISTA FÍSICO E FISIOLÓGICO", avalia Marcos Paulo Reis, diretor técnico da MPR Assesoria Esportiva.
Ao longo da competição você deverá reproduzir o que foi realizado nos treinos. É preciso disciplina na regularidade dos treinos, incluindo trabalho muscular e períodos adequados de descanso. "Esse programa deve ser montado para obter uma maior eficiência, ou seja, mais rendimento e otimização do esforço", orienta Marcelo Cavalheiro, especialista em medicina esportiva.
O indicado é fazer transição entre corrida e caminhada de forma lenta. "Ao passar de corrida para a caminhada, não diminua a cadência de forma abrupta, que pode causar uma queda de pressão arterial e hipofluxo cerebral, levando à tontura ou até mesmo ao desmaio", orienta Fabrício Naves, médico do esporte pela Unifesp. 
Fazer treinos intervalados, cuidar da alimentação e hidratação trará satisfação de cruzar a linha de chegada em uma prova de 21km, melhor condicionamento físico e controle dos esforços.

 Como garantir a energia em alta sempre!!  
Antes da prova
  • Beba de 400 ml a 600 ml de água antes da largada.
  • Consuma alimento de fácil digestão.
 Dutante a competição
  • Acada 15 ou 20min, tome líguido(isotônico, água de coco e especialmente água).
  • Como os esforços ultrapassarão 1h, será preciso ingerir carboidrato de rápida absorção, como um sachê de carbogel.
Após a meia maratona
  • Beba no mínimo, de 450 a 650 ml de água.
  • "Imediatamente depois dos esforços, é importante consumir uma fonte de carboidrato de fácil absorção e, posteriormente um alimento muito rico em proteina", ressalta Mariana klopfer, nutricionista.
 Boa semana a todos e até a próxima!!!
Abraço, Karinne.




4 comentários:

  1. Bom dia, Cumadeza!!! Que legal esse post!!! Ameiiiiiiiiii.... Depois faça um, dando dicas para as iniciantes (como eu, é claro!!! Rs...rs...) A cada dia, tomo mais gosto pela corrida!!!! Já gostava de fazer esteira na academia.... Mas fazer corrida em um parque não tem comparação!!! É muito bom!!! Ontem consegui correr 5km e caminhar 3km. Estou me surpreendendo a cada dia!!!! E hoje tem mais treino!!! E vamos que vamos!!!! Bjussssss....

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karinne.
    Que legal que você colocou o Desafio 21K pra ti. Quando vai ser a prova? Eu tbem estou aumentando a rodagem dos meus treinos. Cada semana incluo um quilômetro para garantir o fortalecimento de base.
    Ah! Meu bloguinho está desatualizado na sua lista. Agora é correndodebemcomavida.blogspot.com e não mais "helenacvidal....".

    Beijo e força nas corridas!!

    Helena
    Correndo de bem com a vida

    ResponderExcluir
  3. Oi Karinne,

    Correr 21 km é tudo de bom.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. És uma exímia corredora, pelo que estou percebendo. PARABÉNS e obrigada pela carinhosa presença. Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir