quarta-feira, 8 de maio de 2013

Boa companhia!

Olá Pessoal, lendo a Runner's deste mês, achei a matéria interessante, gostaria de compartilhar com vocês!!!
Como corredores, sabemos que um programa que inclui distâncias, ritmos e terrenos váriados ajuda a alavancar o rendimento. O que talvez não sabemos é que o mesmo vale para sua companhia(ou falta dela) na corrida. Não importa se você prefere percorrer seus quilômetros com os colegas ou ficar sozinho com seus pensamentos, o fato é que corredores que são sempre rodeados de gente ou eternos lobos solitários estão em desvantagem. "Estabelecer um padrão de corrida introvertido ou extrovertido pode limitar suas experiências e impedi-lo de evoluir como corredor", diz Michelle Maidenberg, psicoterapeuta de ateltas em nova York (EUA). Misturar as coisas e procurar ou dispensar comapnhia pode torná-lo um corredor mais equilibrado.

Correr sozinho pode ajudá-lo a apertar o botão "mudo" do mundo (principalemte se você esquecer os gadgets) e aproveitar esse momento para relamente relaxar. " Correr sozinho pode ser uma experiência meditativa, em que você consegue pensar e se concentrar  ou limpar sua mente e abstrair", diz Michelle.
Também há benefícios para performance. Quando você está sozinho, consegue prestar atenção em sua postura, respiração e ritmo, explica Brendan Cournane, técnico de corrida de Chicago (EUA). "É fácil se acostumar a correr com uma turma no ritmo leve, mas fazer isso te impede que você atija seu potencial máximo na corrida", diz. "E, se você sempre corre com um grupo que é rápido demais, pode acabar se esforçando mais que deveria". Correr sozinho é importante se estiver retornando de uma lesão e precisa escutar seu corpo para evitar outro período de "molho".
Além disso, treinar sozinho o deixa autossuficiente para o dia da prova: você se sente seguro para encontrar  e manter um ritmo próprio, sem se influenciar pelo colega, e adquire a habilidade de reconhecer quando o corpo precisa de hidratação e combustível.
Um dos maiores presentes que seu colega de corrida dá é responsabilidade: é duro levantar às 5 da manhã para treinar principalmente se estiver chovendo. Mas, se sabe que tem um amigo esperando você, vai ter mais motivação para pular da cama. Esse princípio também funciona durante o treino: um parceiro pode evitar que você faça corpo mole ou pegue um atalho.
"Quando você corre com outra pessoa, tende a se esforçar mais. Entra no ritmo e não percebe quão rápidp está indo", diz Cindra Kamplhoff, consultora em Psicologia do esporte.
Correr acompanhado também o incentiva a ir além. Você aprende mais sobre como outras pessoas treinam e o que estão fazendo, o que pode inspirá-lo a fazer alguma coisa diferente. Isso ajuda a a abrir sua cabeça para experimentar novas distâncias , provas ou tipos de treinos e percurso", diz ela.
Para começar a correr com outras pessoas, converse com elas sobre suas metas, principalmente de velocidade.

Com tantas vantagens de correr sozinho e acompanhado, o mais inteligente é fazer os dois!! Particularmente, faço os dois e estou sempre em sintonia. Correr sozinha é o meu momento, meu ponto de equilíbrio.
Correr em boa companhia nos longões foi um desafio e me fortaleceu para cumprir minha meta dos k21, minha maior conquista até agora!!
E vocês, o que preferem????
Boa semana a todos e bons treinos.
Abraço, Karinne.

4 comentários:

  1. Boas dicas, amiga, sempre a nos ajudar ! Beijo carinhoso e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cumadezaaaaaaa!!!!! Muito legal o seu post!!! Eu prefiro estar sozinha!!!! É como vc falou: esta é a minha hora de meditar, ouvir as músicas que eu gosto, pensar nos meus objetivos ou simplesmente, não pensar!!!! Rs....rs... Estou me surpreendendo em treinar sozinha e consigo ter motivação todos os dias!!! Ainda bem... Rs....rs.... Uma excelente quinta para vc!!!! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Karinne Querida, eu sou meio mutante. Tem dias que sinto falta de alguém para correr comigo, mas tem outros momentos que fico feliz de correr livre, leve e sozinha. Parece instável, mas no fundo é questão de disposição e ter harmonia com parceiro de treino. O importante mesmo é estar em movimento, na vibe, com objetivo para não furar os treinos.
    Foco, força e fé pra ti.
    beijinhos
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  4. Olá Karinne,
    eu tenho uma companhia constante nos treinos e corridas, uma amiga que corre no mesmo ritmo que eu, e quando eu ou ela estamos desanimadas, uma dá força a outra. E é muito bom! Correr só já acho chato, mas de vez em quando é necessário.
    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir